quinta-feira, 26 de junho de 2014


Dieta saudável e risco de parto prematuro

Todo mundo já sabe os benefícios de uma dieta saudável. Pesquisadores noruegueses demonstraram mais um efeito positivo: mulheres com uma dieta considerada “mais saudável” apresentaram um risco de parto prematuro 15% menor quando comparadas com mulheres com dieta “menos saudável”!

O estudo com 66 mil mulheres utilizou questionários de frequência alimentar identificou três tipos principais de dieta: dieta saudável (composta por vegetais, frutas, gorduras saudáveis, grãos integrais, pães ricos em fibras e água), dieta ocidental (refeições ricas em sal e doces, pães brancos, sobremesas e carnes processadas) e dieta tradicional (a base de batata e peixes).

Os resultados indicaram que o aumento de uma dieta saudável é mais importante do que a exclusão de alimentos prejudiciais, como alimentos processados, fast foods, entre outros!!! Ou seja, reforça a importância da educação alimentar, já que não basta simplesmente excluir alimentos inadequados da dieta, mas sim incluir alimentos nutritivos! Esses efeitos foram observados inclusive em mulheres com histórico de parto prematuro.


Veja o artigo publicado na British Medical Journal (BMJ 2014;348:g1446), com acesso gratuito em www.bmj.com!

Nenhum comentário:

Postar um comentário