terça-feira, 30 de setembro de 2014

Saiba mais sobre Probióticos!




PROBIÓTICOS & SISTEMA IMUNE EM ATLETAS

Atletas de alto rendimento em fases preparatórias de competição têm treinamentos de intensidade alta, muitas vezes em mais de um período do dia, com redução do tempo de descanso e intervalo. Assim, não é rara a ocorrência de infecções do trato respiratório superior – e isso acontece com maior frequência naqueles atletas que não recebem orientação nutricional adequada e fazem, consequentemente, escolhas alimentares inadequadas levando a deficiências nutricionais importantes que podem comprometer o sistema imunológico.
A relação entre microbiota intestinal e sistema imunológico já está bem estabelecida – e os probióticos são peça fundamental nesse mecanismo.
A suplementação de probióticos em atletas de rúgbi da Nova Zelândia durante 4 semanas foi capaz de reduzir a incidência e a duração de infecções do trato respiratório: enquanto 80% dos pacientes do grupo placebo apresentaram um episódio médico (resfriados ou alterações no trato gastrintestinal) com duração de quase 6 dias, no grupo placebo os sintomas atingiram cerca de 53% dos indivíduos durante pouco mais de 3 dias. Leia o artigo na íntegra em J Sci Med Sport; 17(4): 356–360, 2014.
Assim, a suplementação de probióticos pode ter diversos efeitos à saúde, além da regularização do trânsito intestinal. Mas lembre-se de consultar seu nutricionista funcional!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário