segunda-feira, 29 de setembro de 2014




NÍVEIS DE VITAMINA D PODEM INFLUENCIAR A PRESSÃO ARTERIAL?

Como já postamos aqui anteriormente a vitamina D é essencial para a saúde, já que praticamente todas as células e tecidos do corpo contêm receptores de vitamina D – por esse motivo sua deficiência pode aumentar o risco de desenvolvimento de diversas doenças.
Estudos observacionais já demonstraram relação inversa entre os níveis plasmáticos de vitamina D e risco de hipertensão arterial. Recentemente pesquisadores australianos avaliaram informações genéticas de mais de 100mil indivíduos: usando duas variantes genéticas que afetam os níveis de vitamina D, os autores observaram que para cada aumento de 10% nos valores de vitamina D, há uma diminuição nos valores da pressão arterial, seguida por uma redução de 8,1% no risco de desenvolver hipertensão!! Leia mais em: The Lancet Diabetes & Endocrinology; 2(9): 719 - 729, 2014.
Mais estudos são necessários – mas uma coisa já se sabe: consulte seu nutricionista para avaliar como estão seus níveis de vitamina D e como sua dieta poderá lhe ajudar a manter níveis adequados!! Se você quer saber se na sua cidade tem um nutricionista funcional acesse o perfil do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional @ibnfuncional!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário