segunda-feira, 16 de junho de 2014

A verdade sobre o processo de destoxificação


A Destoxificação é um processo que ocorre em diversos órgãos, principalmente no fígado, e consiste na transformação e eliminação de substâncias que podem ser nocivas ao nosso organismo, como agrotóxicos, ar poluído, aditivos químicos e medicamentos, entre outros.  Este mecanismo importante para o equilíbrio orgânico tem como objetivo aumentar a polaridade da substância em questão, possibilitando a sua eliminação pela urina, bile, suor entre outras secreções.

O estilo de vida atual, bem como as condições do meio ambiente, expõe o organismo humano diariamente a diferentes tipos de toxinas, exigindo um ótimo processo endógeno de destoxificação. Além dessas toxinas ambientais, diversas substâncias presentes nos alimentos também podem agir como xenobióticos, tais como agrotóxicos, hormônios, substâncias alergênicas, aditivos alimentares, entre outros.

O processo de biotrasnformação e eliminação de toxinas requer um fígado sadio, bem como diversos nutrientes que vão atuar diretamente nas reações bioquímicas. Alguns alimentos, como brássicas, frutas vermelhas, chá verde, gengibre, ervas e especiarias como a cúrcuma são essenciais para potencializar este processo tanto por melhorar a defesa antioxidante como por fornecer nutrientes cofatores (vitaminas, minerais e compostos bioativos) para as reações enzimáticas que envolvem a destoxificação. Além da inclusão destes alimentos, também é importante reduzir a exposição às toxinas que encontramos em alguns alimentos contaminados por agrotóxicos, em aditivos alimentares e em algumas embalagens de produtos industrializados.


Por isso, lembre-se consulte seu NUTRICIONISTA FUNCIONAL que poderá identificar as possíveis fontes de xenobióticos em sua alimentação, bem como propor uma dieta que atenda às suas necessidades diárias e seja capaz de potencializar seu processo de destoxificação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário