segunda-feira, 21 de julho de 2014


Pré-treino: O que funciona?

Já é conhecido que a alimentação adequada é de extrema importância para o atleta e praticante de atividade física, para que os objetivos sejam atingidos, como melhora da composição corporal e aumento do rendimento durante os treinos.
Assim, a qualidade nutricional das refeições pré e pós-treino pode representar um fator limitante na resposta ao exercício físico. O uso de alguns suplementos no momento pré-treino pode ser indicado para indivíduos que praticam determinados tipos de exercício físico, considerando o hábito alimentar, a rotina diária, horário e intensidade do treino. Esses suplementos têm o objetivo de potencializar a produção de energia, melhorar a tolerância a fadiga, o tempo de reação, além de conferir proteção antioxidante.
Os suplementos disponíveis no mercado contêm em sua maioria carboidratos, cafeína, taurina, aminoácidos (incluindo BCAA), além de um mix de vitaminas e minerais. Há diversos estudos indicando efeitos benéficos do consumo de alimentos e suplementos no período pré-treino.
O consumo de carboidratos neste período pode melhorar o rendimento por fornecer energia para o treino. Entretanto, um artigo publicado em maio deste ano mostra que, se não forem consumidos de forma adequada, os carboidratos podem estimular maior secreção de insulina e reduzir a oxidação de gorduras. Com estes fatores, a melhora da composição corporal, com redução de percentual de gordura, pode ser prejudicada. Em contrapartida, estes efeitos podem ser minimizados com o consumo de fontes de carboidratos de baixo índice glicêmico.
Por isso a orientação nutricional individualizada é tão importante principalmente para praticantes de atividade física. Não se esqueça: procure um nutricionista funcional!

O Dr. Braian Cordeiro irá falar sobre as mais recentes atualizações na palestra “Pré-treino: o que funciona?” durante o X Congresso Internacional de Nutrição Funcional entre 11 e 13 de setembro de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário